Dia de São Romão (o eremita) é comemorado anualmente em 28 de fevereiro.

Esta data celebra a vida e obra dos santos São Romão e São Lupicino, dois irmãos peregrinos que viveram durante o século V na França.

São Romão é considerado um dos primeiros monges franceses. Começou na vida religiosa aos 35 anos de idade, peregrinando pelas montanhas desertas entre a França e Suíça.

Algum tempo depois, após ficar viúvo, o seu irmão Lupicino se juntou a Romão e juntos fundaram dois novos mosteiros, um na cidade de Condat e outro em Lancome.

De acordo com a história, ao visitar o túmulo de São Maurício, em Genebra, São Romão teve que se refugiar numa caverna onde viviam dois leprosos.

Para mostrar que os doentes não precisavam temer a sua presença ali, Romão abraçou e beijou os leprosos. No dia seguinte, ambos estariam completamente curados da lepra.

A popularidade de Romão como um santo milagreiro, após este episódio, se intensificou por toda a Europa.

No entanto, São Romão não gostou de toda a veneração que lhe estava sendo atribuída e decidiu se isolar no seu mosteiro o resto da vida, até morrer em 28 de fevereiro de 463, aos 73 anos.

Oração a São Romão

São Romão pé em Roma cabeça em Portugal. Livrai-me dos cães danados e dos que estão para se danar. Do mortos mal encarados dos vivos sem perigo. São Romão andais comigo”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui