O administrador de empresas paulista Runa Ratz, 23 anos, é mais um dos empreendedores que encara, todo dia, o desafio de cuidar do próprio negócio e dos inúmeros compromissos que essa responsabilidade traz. Além disso, faz o possível para manter sua vida social, estudar e ainda arranjar um tempinho para se exercitar.

Ratz, que é cofundador da Kawthar, empresa especializada na venda de joias e presentes corporativos de luxo, listou o que, segundo ele, deve ser adotado na rotina de empreendedores que desejam ser mais produtivos. Confira:

  1. Tenha um longo dia
    Para você dar conta de todas as suas tarefas, é bem possível que você precise de um dia maior. Não, você não deverá alterar a velocidade de rotação da Terra e fazer o período durar mais de 24 horas. O que provavelmente acontecerá é uma redução das suas horas de sono. Em média, Ratz dorme cinco horas por dia, entre 2h e 7h.
  2. Saiba balancear
    No entanto, vale dizer que Ratz não pensa em trabalho o tempo inteiro. Ele ainda se dedica a um mestrado na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Além disso, reserva algumas horas por semana para fazer atividade física. “Para ter uma mente sã, preciso de um corpo são”, diz.

  3. Tenha uma agenda
    Ratz organiza todos os seus compromissos na agenda de seu celular. Assim, fica mais fácil se programar para todas as atividades do dia.

  4. Estabeleça deadlines
    Ratz coloca prazos para concluir todas as tarefas que faz, sejam simples ou mais complexas. “Coloco deadlines nas atividades diárias e, também, nos projetos maiores, e me comprometo a terminar tudo no prazo.”

  5. Não perca tempo em reuniões
    Reuniões podem ser a razão de muitos atrasos no dia de um empreendedor. Ratz, entretanto, não sofre muito com isso. “Eu sou bastante objetivo quando preciso falar e, por sorte, faço negócios com pessoas que têm seus compromissos e não gostam de perder tempo”, diz ele.

  6. Cuidado com as mídias sociais
    Ratz afirma que, em alguns momentos, é importante se desconectar das redes sociais para trabalhar. “As notificações tiram nosso foco. E, às vezes, foco é o que mais precisamos para realizar as tarefas.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui