Um levantamento feito por um laboratório de segurança digital revelou que mais de 5 milhões de pessoas foram vítimas de algum tipo de golpe pelo WhatsApp, no Brasil, em 2020. Com estratégias cada vez mais profissionais, os criminosos se valem do que especialistas chamam de engenharia social.
As pessoas responsáveis pelos golpes iludem a vítima para conseguir o código de recuperação do WhatsApp. Dessa forma, os dados pessoais das vítimas são acessados.
Entre os estados brasileiros com mais casos de golpe, estão: São Paulo (1,2 milhão vítimas), Rio de Janeiro (712 mil) e Minas Gerais (494 mil). No Brasil, o WhatsApp tem 120 milhões de usuários e afirmou que tem investido em segurança.
SUPORTE E COMO SE PROTEGER
Para se proteger de golpes no aplicativo, o usuário deve ir em “configurações” ou “ajustes”. Depois, toque em “conta”, depois, em “confirmação” em duas etapas e ative. Feito isso, o WhatsApp vai pedir que você crie um código de seis dígitos e insira um endereço de e-mail. Em seguida, é só seguir as instruções e confirmar.
Se o seu WhatsApp foi clonado, entre em contato com a empresa pelo e-mail: support@whatsapp.com. Em até sete dias, a conta é recuperada e volta ao normal.